domingo, 4 de abril de 2010

T.O. II - Aula 3

Aula 3

Organização vista como organismo

Diagnósticos para verificação da saúde organizacional

(relações entre organização e o meio)

qual a natureza do ambiente organizacional?

→ que tipo de estratégia está sendo adotada?

→ que tipo de tecnologia (mecânica ou não mecânica) está sendo utilizada?

→ que tipo de pessoas são contratadas e qual é a cultura ou costume dominante dentro da organização?

→ como a organização está estruturada e quais são as filosofias administrativas dominantes?

(subsistema inter-relacionados de natureza estratégica)


Forças e Limitações da metáfora orgânica

Forças

ênfase nas relações entre organização e ambiente

→ atenção sistemática das necessidades a serem satisfeitas → sobrevivência que difere de metas e objetivos que são estáticos

identificação de diferentes “espécies” de organização → sempre se tem um conjunto de opções → contingências

→ facilidade na inovação

→ enfoque contingencial

→ melhor compreensão das relações interorganizacionais para entender como a organização evolui (orientação ecológica)

Limitações

→ ver organizações e ambientes de maneira distante do concreto → organizações são produtos de visões, idéias, normas e crenças

→ a maior parte das organizações não é tão funcionalmente unificada

→ perigo da metáfora se transformar em ideologia → risco de transformar pessoas em recursos a serem desenvolvidos (pela plena satisfação) em lugar de o ser humano ser valorizado por aquilo que são e poderão ser

As organizações vistas como cérebros

Organizações como processadores de informação

Funcionamento organizacional depende do processamento de informações

→ burocratas tomam decisões através de processamento de informações de regras

→ administradores estratégicos tomam decisões através de processos que formam planos que estruturam o processamento de informações para tomada de decisões por outros

Hebert Simon (anos 40 e 50)

Numa organização

→ as pessoas agem sobre bases de informações incompletas

→ são capazes de explorar apenas um número limitado de alternativas

→ são incapazes de dar o acurado valor aos resultados

→ com isso chegam a limitadas formas de racionalidade

→ concluiu que indivíduos e organizações resolvem por racionalidade limitada e decisões satisfatórias baseadas em regras empíricas e pesquisas e informações limitadas

Jay Galbraith

→ relacionamento entre incerteza, processamento de informação e planejamento

→ quanto maior a incerteza → maior quantidade de informação a ser processada → maior dificuldade de programar e rotinizar atividades através do planejamento

Galbraith identifica dois planejamentos estratégicos

1. envolve procedimentos que visam reduzir a necessidade de informações →criação de recursos excedentes e tarefas autolimitadas

2. envolve crescente capacidade de informação investimento em sistemas de informação e expansão de relacionamentos laterais através de papéis de coordenação, grupos-tarefa e estruturas matriciais

Como se pode planejar sistemas que sejam capazes de aprender de maneira semelhante o cérebro?

Cibernética → ciência interdisciplinar

Desafio como cientistas especializados em matemática, teoria da comunicação, engenharia, ciência social e medicina combinaram suas habilidades e descobertas para criar máquinas com a capacidade adaptativa dos organismos

Feedback negativo: quando nos resfriamos, somos levados a tremer, bater os pés e tentar aumentar a temperatura do corpo, mantendo o corpo em funcionamento dentro de limites críticos necessários à sobrevivência.

Feedback negativo

Explica comportamentos rotineiros de modo inconvencional

A ação ocorre através de um processo de eliminação de erro

A retroalimentação negativa elimina o erro: cria estados desejados ao evitar estados nocivos

Teoria da comunicação e aprendizagem → cibernética → princípios

→ os sistemas devem ter a capacidade de sentir, monitorar e explorar aspectos significantes do seu ambiente

→ devem ser capazes de relacionar essa informação com as normas operacionais que guiam o sistema comportamental

→ devem ser capazes de detectar desvios significativos dessas normas

→ devem ser capazes de iniciar ação corretiva quando são detectadas discrepâncias (feedback negativo)

Condições satisfeitas

Um processo contínuo de troca de informação é criado entre um sistema e o seu ambiente, permitindo ao sistema monitorar mudanças e iniciar respostas apropriadas.

(auto-reguladora)

Essas habilidades de aprendizagem são limitadas: o sistema só pode manter o curso determinado pelos padrões que orientam.

Processo de aprendizagem e processo de aprender a aprender

Termostato → circuito simples (processo de aprendizagem)

Cérebro humano circuito duplo (processo de aprender a aprender)

Questões a serem levantadas

→ As organizações são capazes de aprender em uma situação habitual?

→ Será essa aprendizagem em circuito simples ou em circuito duplo?

Quais as principais barreiras à aprendizagem?

→ São intrínsecas a natureza das organizações humana ou podem ser sobrepujadas?

Aprendizagem de circuito único e circuito duplo


Passo 1: Processo de percepção, exploração e controle do ambiente

Passo 2: Comparação entre informação obtida e normas de funcionamento

Passo 2a: Processo de questionamento da pertinência das normas de funcionamento

Passo 3: Processo de iniciação de ações apropriadas

Obstruções no processo de aprendizagem

→ enfoques burocráticos, estruturas fragmentadas de pensamentos, objetivos e metas claramente definidos fragmentando o interesse no que a empresa está fazendo

→ princípio da responsabilidade burocrática: encoraja várias formas de fraudes para proteção própria

→ existe uma defasagem entre o que as pessoas dizem e o que as pessoas fazem (consciente ou inconsciente)

Processo de aprender a aprender

É contingente à habilidade de permanecer aberto às mudanças que estão ocorrendo no ambiente e à habilidade de desafiar hipóteses operacionais de maneira mais fundamental

Diretrizes para a aprendizagem

→ encorajar e valorizar uma abertura e flexibilidade que aceite erros e incertezas como inevitável em ambientes complexos

encorajar um enfoque de análise e solução de problemas complexos que reconheça a importância de exploração de diferentes pontos de vista

→ evitar imposição de estruturas de ação em ambientes organizados: utilizar abordagem participativa no processo de planejamento

→ a necessidade de fazer intervenções que criam estruturas e processos organizacionais que ajudem a implementar os princípios anteriores → enfoque holográfico da organização

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