Aula 2
As Organizações vistas como Organismos
Organizações como um sistema vivo inserido num ambiente amplo e diverso
Biologia social: paralelo entre
moléculas, células, organismos complexos, espécies e ecologia
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indivíduos, grupos, organização, populações de organizações e ecologia social
Precursor: Elton Mayo
Estudos de Hawthorne
A organização informal baseadas em relações de amizade e interações não planejadas, pode existir lado a lado com a organização formal, concebida nos planos definidos pela administração.
Hierarquia das necessidades de Maslow
Tipos de Necessidade
Fisiológica
- Salário e benefícios
- Segurança e condições agradáveis de trabalho
Segurança
- Seguro doença e planos de aposentadoria
- Segurança no emprego
- Plano de carreira
Sociais
- Organização que permite interação com colegas
- Atividades sociais e esportivas
- Reuniões sociais fora da organização
Auto-estima
- Cargos que permitam realização, autonomia, responsabilidade de controle pessoal
- Trabalho que valorize a identidade pessoal
- Reconhecimento pelo bom desempenho
Auto-realização
- Encorajamento ao completo comprometimento do empregado
- Trabalho que se torne uma das principais dimensões de expressão de vida do empregado
Enfoque dos sistemas abertos
- ênfase no ambiente externo → interações e contexto
- enfoque nos subsistemas inter-relacionados
Visão sóciotécnica
Visão sistêmica ampliada que considera as relações entre:
Requisitos técnicos, sociais, administrativos, estratégicos e ambientais
Teoria Contingencial
- Organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidadosa administração para satisfazer e equilibrar necessidades internas, assim como adaptar-se a circunstâncias ambientais.
- Não existe a melhor forma de organizar. A forma adequada depende do tipo de tarefa ou do ambiente dentro do qual se está lidando.
- Diferentes enfoques em administração devem ser necessários para desempenhar diferentes atividades dentro da mesma organização e tipos bem diferentes de organizações são necessários em diferentes tipos de ambientes.
http://www.youtube.com/watch?v=O04TMm_ylug
Segundo pesquisadores da McGill
- Máquina burocrática e a forma departamentalizada → tendem a ineficácia, exceto em ambientes simples e estáveis → apropriadas para empresas orientadas para a produção ou eficiência → lentas em situação de mudanças
- Burocracia Profissional → apropriada para lidar com condições relativamente estáveis em que as tarefas sejam relativamente complicadas (hospitais) → estrutura profissional achatada e descentralização da autoridade
- Estrutura simples → informal, flexível e altamente centralizada → ideal para mudanças e manobras rápidas → ideal para empresas empreendedoras jovens e inovadoras
- Adhocracia → por definição temporárias → equipes de projetos orientados por projetos → empresas de consultorias, indústria cinematográfica
→ Organização matricial: criada para captar a impressão visual das organizações que combinam o tipo organizacional por função (departamentalizada) com estrutura de equipes de projeto → prioridades: áreas de negócios, programas, produtos ou projetos.
Princípios de excelência (Peter e Waterman)
→ Orientação para a ação: tendência de equipes pequenas, comunicação e comprometimento com a aprendizagem, problemas complexos resolvidos por partes
→ Proximidade do cliente: voltada para nichos de mercado
→ Autonomia e espírito empreendedor: privilegia a inovação, descentralização e delegação de poder
→ Produtividade através das pessoas: considera os empregados como pessoas e o maior recurso
→ Ação coletiva inspirada por valores chaves: liderança no lugar de controle burocrático
→ Cuidado em apoiar-se naquilo que é mais bem feito: apoio nos pontos fortes
→ Estrutura simples com apenas o pessoal necessário: utilização de pequenas unidades organizacionais, evitando a burocracia
→ Linhas de condutas ao mesmo tempo leves e restritas: conciliação do controle global com o comprometimento em direção à autonomia
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