O Uso de Poder
→ O poder é o meio através do qual conflitos de interesses são, afinal, resolvidos. O poder influencia quem consegue o quê, quando e como.
→ Enquanto algumas pessoas vêem o poder como um recurso, como alguma coisa que alguém possui, outras o vêem como uma relação social caracterizada por algum tipo de dependência
Fontes de Poder nas Organizações
→ Autoridade Formal
→ Controle sobre recursos escassos
→ Uso da Estrutura Organizacional, regras e regulamentos.
→ Controle do processo decisórios.
→ Controle do Conhecimento e de Informações.
→ Controle dos limites.
→ Habilidade de lidar com incerteza.
→ Controle da Tecnologia.
→ Alianças Interpessoais, “organização informal”.
→ Simbolismo e gerenciamento de significados
→ Sexo e administração das relações entre os sexos.
→ Fatores estruturais que definem o estágio da ação.
→ O poder que já se tem.
Organizações vistas como Sistemas de Atividade Política
Estereótipos Masculinos e Femininos tradicionais
Estereótipo de Homem | Estereótipo de Mulher |
→ Lógico | → Intuitiva |
→ Racional | → Emocional |
→ Dinâmico | → Submissa |
→ Empreendedor | → Empática |
→ Estratégico | → Espontânea |
→ Independente | → Maternal |
→ Competitivo | → Cooperadora |
→ Líder e tomador de decisões | → Oferece apoio e é seguidora leal |
Estratégias Femininas usadas na administração dos relacionamentos entre os sexos
→ Rainha Elizabeth I - Reina com mãos firmes tendo sempre que possível à sua volta, homens dóceis. Exemplo recente: Margareth Thatcher.
→ A Primeira Dama - Está satisfeita por exercer o papel da eminência parda: Tática adotada por muitas esposas da organização, tais como as secretárias executivas e assistentes especiais.
→ A mulher invisível - Tem perfil inexpressivo; tenta misturar-se com aqueles que estão à sua volta, exercendo a sua influência de todas as formas possíveis.
→ A mãe - Consolida o seu poder sendo maternal.
→ A mulher liberada - Joga duro e golpeia quando é golpeada. Fala abertamente e sempre defende o papel feminino.
→ A Amazona - É a líder das mulheres. Este estilo é especialmente bem sucedido quando se pode construir uma forte coalizão, colocando mulheres em posições de influência.
→ Dalila - Usa os seus poderes de sedução para colocar os homens ao seu lado numa organização dominada por eles.
→ Joana D’ Arc - Usa o poder de uma causa e missão comuns para transcender o fato de ser mulher, ganhando o apoio de todos os homens.
→ A Filha - Encontra uma “ figura de pai” pronto para agir como orientador e mentor.
Estratégias Masculinas
→ O Guerreiro - Freqüentemente, é adotada por executivos muito ocupados, sempre envolvidos em batalhas dentro da organização. Usada com freqüência para ligar as mulheres a papéis de apoiadoras devotadas.
→ O Pai - Utilizada para ganhar o apoio das mulheres mais jovens que procuram um mentor.
→ O rei Henrique VIII - Usa do poder absoluto para conseguir aquilo que quer, atraindo e descartando o apoio das mulheres de acordo com a sua utilidade.
→ O Sedutor - Usa sua sedução sexual (tanto real quanto imaginária) para conseguir apoio e favor das mulheres com quem trabalha. É um papel adotado por executivos a quem falta uma base de poder mais estável.
→ O Machão - Baseada em vários tipos de “comportamentos exibicionistas” que visam atrair e convencer as mulheres das suas proezas na organização. Usada sempre para desenvolver a admiração e o apoio das mulheres em posição inferior ou colateral.
→ O Menininho - Utilizada para fazer “aquilo que se quer” - “Menininho bravo” que faz caprichos para criar movimento e forçar a ação. “Menininho queixoso e chorão” que tenta cultivar simpatia e o “Menino engraçadinho” que tenta conseguir favores, quando há problemas.
→ O Amigo Sincero - estratégia utilizada para conseguir uma forma de parceria com colegas mulheres, seja como confidentes, seja como fonte de informação e orientação.
→ O Porco Chauvinista - Usada por homens que se sentem ameaçados pela presença das mulheres. Caracteriza-se pelo uso de vários rituais de “degradação” que procuram minar a posição da mulher e as suas contribuições.
Estilos de Administração de Conflitos
→Impeditivo
→ ignora os conflitos esperando que desapareçam
→ coloca os problemas em suspenso
→ recorre a métodos muito lentos para reprimir o conflito
→ usa sigilo para evitar confrontação
→ apela para regras burocráticas como fonte de resolução de conflitos
→ Negociador
→ discute
→ procura entendimentos e compromissos
→ encontra soluções satisfatórias ou aceitáveis
→ Competitivo
→ cria situações claras de ganhar ou perder
→ utiliza a rivalidade
→ utiliza jogos de poder para chegar aos propósitos
→ força a submissão
→ Acomodador
→ cede
→ submete-se e obedece
→ Colaborador
→ quer resolver os problemas
→ confronta as diferenças, compartilhando idéias
→ busca soluções integradoras
→ encontra soluções nas quais todos ganham
→ vê problemas e conflitos como desafios.
Forças da Metáfora Política
→ Encoraja a ver como toda atividade organizacional é baseada em interesses e a avaliar todos os aspectos do funcionamento organizacional.
→ Encoraja a reconhecer as implicações sócio-políticas dos diferentes tipos de organizações e dos papéis que estas desempenham na sociedade.
→ Ajuda a encontrar uma forma de suplantar as limitações da idéia de que as organizações são funcionalmente sistemas integrados.
Limitações da Metáfora Política
→ Começa-se a ver a política em todos os lugares e a olhar para as intenções ocultas, mesmo quando não haja nenhuma.
→ Pode-se reduzir a metáfora a um instrumento usado para servir melhor aos nossos próprios interesses pessoais.
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