terça-feira, 13 de abril de 2010

Aula 6

Interesses, Conflitos e Poder

As Organizações Vistas como Sistemas Políticos

Conflito e Poder

A organização e a administração como um processo político.

Identificamos diferentes estilos de governo.

A organização torna-se politizada devido a interesses divergentes de indivíduos e grupos.

Conflito é uma propriedade natural de toda organização.

Observamos muitas fontes diferentes de poder e aprendemos como elas podem ser usadas em nosso interesse.

Questão

Vivo numa sociedade democrática. Por quê deveria ter que obedecer as ordens do meu patrão, oito horas por dia? Ele age como um ditador sanguinário, dando ordens a nossa volta, dizendo aquilo que deveríamos pensar e fazer. Que direito tem ele de agir dessa forma? A companhia paga os nossos salários, mas isso não significa que tenha o direito de comandar todas as nossas crenças e sentimentos.

O ponto importante desta ilustração é que ela convida a compreender as organizações como sistemas políticos.

Metáfora Política

Esta pode ser usada para esclarecer a vida organizacional no dia a dia.

A idéia de que se espera que as organizações sejam empresas racionais nas quais os membros procuram por objetivos comuns tende a desencorajar a discussão sobre a motivação política.

A política e o jogo político podem ser um aspecto essencial da vida organizacional necessariamente algo disfuncional, ou então aspectos em relação aos quais se tem a escolha de aceitar ou rejeitar.

Quando os interesses são divergentes utilizar a consulta e negociação.

Organizações como sistemas de governo

Muitas organizações são regidas por gerentes autoritários que manipulam habilmente considerável poder como resultado das suas características pessoais, laços de família ou habilidade em sedimentar a influência e o prestígio dentro da organização.

“ Este é meu negócio e vou dirigi-lo como quiser”.

Organizações e formas de governo político

Autocracia - governo absoluto em que o poder é sustentado por um indivíduo ou por um pequeno grupo e apoiado pelo controle de recursos para invocar privilégios pessoais.

Burocracia - regra exercida por meio da palavra escrita.

Tecnocracia - regra exercida através do uso do conhecimento, poder de especialistas e habilidade de resolução de problemas relevantes.

Co-gestão - partes opostas entram em entendimento para gerar juntas interesses mútuos.

Democracia Representativa - regra exercida através da eleição de membros que têm mandato para agir em nome daqueles a quem representam. É o caso do governo tipo parlamentar e nas empresas onde o controle está nas mãos dos trabalhadores ou acionistas.

Democracia Direta - é o sistema no qual cada um tem direito igual de governar tomando parte em todas as decisões, como no caso de muitas organizações comunitárias, cooperativas e os kibutz.

Na prática encontramos empresas do tipo misto. Uma das tarefas da análise política é descobrir quais princípios são mais marcantes e onde, quando e como predominam.

Organizações vistas como Sistemas de Atividade Política

Política Interna

A Política de uma organização é mais claramente manifesta nos conflitos e jogos de poder que algumas vezes ocupam o centro das atenções, bem como nas incontáveis intrigas interpessoais que promovem desvios no fluxo da atividade organizacional.

Análise de Interesses

Ao se falar a respeito de “interesses”, fala-se sobre um conjunto complexo de predisposições que envolvem objetivos, valores, desejos, expectativas e outras orientações e inclinações que levam a pessoa a agir em uma e não na outra direção.

Interesses Organizacionais

O diagrama ilustra a relação e a tensão que geralmente existem entre o trabalho de uma pessoa (tarefa), as aspirações de carreira e os valores pessoais e o estilo de vida (interesses pessoais).

O equilíbrio entre eles não é confortável e está sempre mudando.

Cargo Carreira Interesses Pessoais Tarefa

A Compreensão do Conflito

O conflito aparece sempre que os interesses colidem.

O conflito é visto como um estado de infortúnio que em circunstâncias mais favoráveis desapareceria.

O conflito pode ser pessoal, interpessoal ou entre grupos rivais e coalizões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário